Santuário do Carmo celebra Semana Santa com Transmissões Ao Vivo pela internet e entrega de Comunhão em sistema drive-thru

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) as celebrações da Semana Santa de 2020 no Santuário do Carmo foram realizadas sem a presença de fiéis na Igreja, sendo feitas apenas para a transmissão ao vivo pela internet. As celebrações contaram com um pequeno número de componentes, como Leitores, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Músicos, membros da Pastoral da Comunicação e Padres.

Semana Santa 2020 do Santuário do Carmo foi toda transmitida pela internet

Além de rezarem de casa, assistindo e participando das celebrações transmitidas, a cada dia da Semana Santa, os fiéis eram convidados a colocarem em algum local de destaque de suas casas, determinados símbolos, como forma de manifestar a sua fé católica e mostrar unidade entre os cristãos. No Domingo de Ramos, por exemplo, os fiéis colocaram ramos verdes com fitas vermelhas em seus portões, portas ou janelas. Na Quinta-Feira Santa, os fiéis eram convidados a colocarem na sala ou cozinha uma bacia com água e uma toalha, para representar o lava-pés. Na Sexta-Feira Santa foi a vez de colocar uma cruz com um pano vermelho. Já no Sábado Santo e Domingo de Páscoa, o símbolo indicado para ser disposto em algum local de casa era uma cruz com um pano branco, como forma de representar a ressurreição de Jesus.

O Santuário do Carmo, mesmo que apenas com celebrações pela internet, também foi decorado especialmente para a Semana Santa, com objetos e símbolos que ajudaram os fiéis a compreenderem o significado e essência de cada dia da Semana Santa.

Decoração do Santuário do Carmo para o Sábado Santo e Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa – Comunhão Drive-Thru

Seguindo as recomendações da Arquidiocese de Curitiba, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou no Domingo de Páscoa, 12 de Abril, a entrega da Sagrada Comunhão, para fiéis que vieram a pé e também em sistema drive thru, para aqueles que vieram de carro. Antes virem para o Santuário para receber a Sagrada Comunhão, os fiéis eram orientados a rezarem em casa, se arrependendo e pedindo perdão pelos pecados, virem para o Santuário ouvindo músicas católicas e sem conversar com outras pessoas sobre outros assuntos, mas sim, a se concentrarem, para receberem a Eucaristia. Sem poder comungar fisicamente há quase um mês, era evidente a emoção, de muitos fiéis ao receberem a Sagrada Comunhão.

Para o Pároco e Reitor do Santuário do Carmo, padre Marcondes Martins Barbosa, a distribuição da Eucaristia foi um momento muito importante para os fiéis e também de muita responsabilidade. “Este não é um momento em que distribuímos a Eucaristia, como se fossem ovos de páscoa ou alguma coisa qualquer. Estamos entregando o Corpo de Cristo e isso exige muita responsabilidade de nós que estamos proporcionando isto para os fiéis como também dos próprios devotos, que tiveram todo um preparo espiritual, em casa, participando das celebrações pela TV ou internet, fazendo suas orações e pedindo perdão a Deus pelos pecados, para aí sim poderem comungar”. Padre Marcondes complementou: “Que esse momento possa ser de muito crescimento espiritual para todos que vieram aqui buscar Jesus Eucarístico. Que neste e nos próximos momentos de comungarmos, possamos renovar o sentido da Eucaristia, sendo de fato, um momento de luz, de renovação da esperança e de vida nova para todos”, disse ele.

Fiéis receberam a Sagrada Comunhão sem precisar sair do carro

Transmissões Ao Vivo

Fundamental no momento em que vivemos, de pandemia e isolamento social, sem que os fiéis possam participar presencialmente das missas, as transmissões das celebrações da Semana Santa 2020 pela internet, através da Página do Santuário do Carmo no Facebook, Canal do YouTube, Instagram e Site do Santuário, tiveram um grande volume de público, maior do que o registrado em celebrações habituais. Vale lembrar que, embora atualmente a maioria das Paróquias e Santuários de Curitiba realizem transmissões ao vivo pela internet, o Santuário Nossa Senhora do Carmo foi um dos pioneiros na realização das transmissões de Missas, Novenas e Cercos de Jericó pelas redes sociais. As transmissões no Santuário do Carmo tiveram início no começo do ano de 2017 e seguem até hoje, levando a Palavra de Deus e mensagens de fé e esperança, para todos que não podem estar presentes fisicamente no Santuário, seja porque mora em outra cidade, estado ou país, por conta de algum problema de saúde, ou mesmo agora, em virtude do isolamento social, provocado pelo Coronavírus. De 2017 pra cá, o número de celebrações transmitidas aumentou, a equipe responsável pelas transmissões se profissionalizou, participando de cursos e formações, fazendo também diversos testes e ensaios, além de novos e modernos equipamentos terem sido adquiridos.

Atualmente os dias e horários de transmissões das celebrações estão assim:

Domingos: 10h, 12h, 18h e 19h30

Quartas-Feiras : 12h e 19h

Sextas-Feiras: 19h

As transmissões são realizadas na página do Santuário do Carmo no Facebook através do endereço facebook.com/santuariodocarmo , canal do youtube youtube.com/santuariodocarmo e também aqui pelo nosso site! Participe das celebrações, rezando conosco de casa!

Através da internet, fiéis puderam assistir as transmissões ao vivo da Semana Santa 2020 no Santuário do Carmo

Reportagem: Andrey Princival Gabardo – Fotos: Maria Eduarda Matoso e Marco Aurélio Silva