Santuário do Carmo agradece padre Everton e acolhe padre Fernando

No sábado, 08 de Fevereiro, foi realizada no Santuário Nossa Senhora do Carmo a celebração de despedida do padre Everton da Roza Lara, que após 3 anos de atuação como vigário paroquial, deixa o Santuário do Carmo para assumir como pároco a Paróquia Anjo da Guarda, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Na mesma celebração aconteceu também a acolhida ao novo vigário do Santuário do Carmo padre Fernando Pieretto.

Ao final da celebração foram realizadas diversas homenagens aos padres, dentre elas a leitura de uma carta de agradecimento a padre Everton em nome da comunidade e outra como forma de acolhida ao padre Fernando. Houve ainda a exibição de um vídeo, com fotos de momentos marcantes da vida e trajetória sacerdotal de padre Everton, apresentação cênica e a entrega de flores e da imagem de Nossa Senhora do Carmo aos padres.

Devotos e Voluntários do Santuário do Carmo vieram para agradecer padre Everton e para dar as boas vindas ao padre Fernando

Além dos fiéis, a celebração contou com a participação de integrantes das Pastorais, Grupos e Movimentos do Santuário do Carmo que queriam agradecer padre Everton e conhecer padre Fernando. “Sentiremos a falta do padre Everton aqui no Carmo, mas sabemos que a vida de um padre é assim mesmo, em constante movimento, com novos rebanhos pra cuidar e novas missões para serem cumpridas. Desejamos que o padre Everton seja muito feliz nesta nova etapa de vida sacerdotal que Deus preparou para ele” disse Márcia Teixeira, integrante do Movimento de Capelinhas. Para Igor Lipinski, membro da Congregação Mariana, padre Fernando será muito bem acolhido no Santuário do Carmo. “Pelo pouco que pudemos conhecer dele, é um padre que tem muitos ensinamentos para passar para nós. Acredito que será um período muito bom que ele vai passar conosco, para que nós possamos aprender com ele e ele aprender com a gente a adorar Nossa Senhora do Carmo assim como nós fiéis a adoramos” declarou.

Missa foi celebrada por padre Everton, padre Marcondes e padre Fernando

PADRE EVERTON

Padre Everton afirmou que o tempo em que permaneceu no Santuário do Carmo, de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2020, foi de muita alegria. “Logo que cheguei ao Santuário do Carmo percebi um clima diferente, especial neste lugar. Ficava me perguntando ‘de onde vem tanto carinho? Tanta devoção? Tanto amor por Nossa Senhora e pelo Santuário?’ Só compreendi depois de um tempo, quando devoto de Nossa Senhora do Carmo me tornei” contou ele.

Ele disse também que não era possível citar um momento mais marcante em sua trajetória sacerdotal no Santuário do Carmo. Que todos esses 3 anos foram importantes e especiais. “Foram vários momentos marcantes, dentre eles a festa da padroeira, eventos, celebração de Nossa Senhora Aparecida, além dos diversos testemunhos de milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora do Carmo. A fé e a devoção das pessoas foi muito marcante para mim também” disse.

Sobre a relação com os fiéis e voluntários, padre Everton afirmou que se apegou muito as pessoas. “A gente acaba se apegando as pessoas. É uma troca de carinho, uma troca de amizade muito grande e muito forte. Ao longo do tempo eu fui me aproximando das pessoas, me apegando. Guardarei no meu coração bonitas lembranças de todos os fiéis e voluntários aqui do Santuário do Carmo”.

O sacerdote contou que neste momento de fechamento de um ciclo e inicio de outro está sentindo uma mistura de sentimentos. “Sinto alegria por estar assumindo uma nova realidade, mas também um certo frio na barriga e tristeza por deixar a realidade aqui no Santuário do Carmo. Essa transição não é tão simples e tão fácil pra mim. Sei que lá na Paroquia Anjo da Guarda poderia contar as pessoas, assim como contei aqui no Carmo. Tenho a consciência tranquila de que fiz um bom trabalho. Assim como qualquer ser humano, tenho minhas limitações e fraquezas, mas acredito que cumpri minha missão aqui no Santuário do Carmo, sendo um instrumento de Deus na vida das pessoas.”

Padre Everton no momento em que desejava sucesso a padre Fernando no Santuário do Carmo

PADRE FERNANDO

O Padre Fernando Pieretto nasceu em Planalto (RS), no dia 23 de dezembro de 1981. Iniciou sua formação em 20 de fevereiro de 2009 no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney. Em 2010 estudou Filosofia no Seminário Maior Filosófico Bom Pastor e Teologia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos em 2013. Em 2017 realizou o ano missionário na cidade de Riberalta, na Bolívia.

Em março de 2018 foi ordenado diácono na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. Antes de ser nomeado vigário no Santuário do Carmo, trabalhou com o Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional no Seminário Menor São José.

Padre Fernando disse que, mesmo nascendo em berço católico, até certa idade não imaginava que se tornaria sacerdote. “Eu estava com 27 anos e não pensava em entrar para o seminário, mas Deus tem os seus planos e foi aí então que eu senti o chamado de Deus e aceitei esse chamado com muita tranquilidade. Acabei conhecendo a Arquidiocese de Curitiba, entrei no seminário em 2009 e há pouco mais de um ano fui ordenado padre”.

Sobre sua entrada no Santuário do Carmo, padre Fernando disse estar feliz e ansioso para iniciar suas atividades, não apenas na celebração de missas, mas também desenvolvendo projetos junto aos voluntários e a comunidade como um todo. “Estou muito feliz de estar aqui no Santuário Nossa Senhora do Carmo. Cheguei a poucos dias e estou muito animado. Penso que, com a graça de Deus vou me dar muito bem com os fiéis e eles comigo. Acredito que será uma experiência muito boa. Aos poucos vamos nos conhecendo, trabalhando e caminhando junto. Que Deus abençoe a todos nós”.

O Santuário Nossa Senhora do Carmo deseja ao padre Everton e ao padre Fernando sucesso em suas novas missões e deseja que Deus e Nossa Senhora do Carmo os abençoem.

Reportagem: Andrey Princival Gabardo – Fotos: Yasmin Lipinski

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Destaque

Festa do Carmo 2020 será pela internet

        Por conta da pandemia do novo coronavirus, a tradicional Festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, deste ano, será cancelada.  A festa, que

Depoimento

Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.