O Santuário

O Santuário

Conheça um pouco da história do Santuário de Nossa Senhora do Carmo

O início da história – Início dos anos 1940

A primeira capela destinada à devoção a Nossa Senhora do Carmo, no Boqueirão na cidade de Curitiba foi construída em 1941. Os moradores da região eram atendidos pelos padres Claretianos, da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

A nova imagem de Nossa Senhora do Carmo – Final da década de 1940

No final da década de 1940, com o aumento da frequência dos fiéis, foi necessário realizar uma ampliação da capela que recebeu também uma nova imagem de Nossa Senhora do Carmo doada pelos padres Claretianos.

Inauguração da Paróquia – 15 de Agosto de 1954

No dia 15 de Agosto de 1954 (solenidade da Assunção de Nossa Senhora do Carmo) o então arcebispo de Curitiba Dom Manoel da Silveira D’Elboux chegou na região onde hoje é a avenida Marechal Floriano Peixoto para fazer a inauguração da nova paróquia do bairro do Boqueirão, dedicada a Nossa Senhora do Carmo.

“Dado e passado nesta cidade Arquiepiscopal de Curitiba, sob o nosso Sinal e Selo de nossas armas, na Festa de Assunção de Nossa Senhora aos 15 de Agosto de 1954”

Dom Manuel da Silveira D’Elboux

Uma nova igreja-matriz – 13 de Julho de 1967

Com a necessidade de ampliação dos espaços físicos para acolher bem os fiéis, uma nova igreja-matriz começou a ser projetada em 1960 e teve sua frente voltada para a Avenida Marechal Floriano Peixoto. Em 13 de Julho 1967 um novo templo, mais amplo, foi inaugurado com uma bonita festa!

O Papa passou por aqui – 05 de Julho de 1980

No dia 05 de julho de 1980, o Papa São João Paulo II veio a Curitiba e percorreu as ruas até chegar ao Estádio Couto Pereira, local para onde falou para mais de 60 mil pessoas, nesse caminho o Santo Padre passou pela frente da até então Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na qual haviam milhares de pessoas para vê-lo.

No dia seguinte, 6 de julho de 1980, presidiu a Santa Missa no Centro Cívico de Curitiba, com grande público, estimado entre 700 mil à 1 milhão de pessoas (como cita o relato de Dom Pedro Fedalto).

Criação do Santuário de Nossa Senhora do Carmo – 14 de Outubro de 2001

Devido a numerosa frequência de fiéis à Celebração Eucarística e a procura do Sacramento da Reconciliação na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, no dia 14 de Outubro de 2001 na celebração de 750 anos da entrega do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock, Dom Pedro Fedalto declara:

“Havemos por bem elevar a Paróquia Nossa Senhora do Carmo a Santuário, devendo obedecer ao que esclarece o Código de Direito Canônico – ser um lugar de evangelização, de diligente proclamação da Palavra do Evangelho, incentivando devidamente a vida liturgíca, principalmente a Eucaristia e a Reconciliação e promovendo a verdadeira devoção a Maria, através do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Dado e passado nesta cidade Arquiepiscopal de Curitiba, sob nosso sinal e Selo de nossas armas, aos 14 de Outubro de 2001.”

A nova reforma – 16 de Julho 2007

A história do Santuário do Carmo continuou a ser escrita por mais outros párocos, vigários, colaboradores e tantos leigos e leigas devotos de Nossa Senhora do Carmo.

No período de 2005 a 2007 o Santuário do Carmo passou por uma grande reforma. O local foi ampliado para dar mais conforto e comodidade aos fiéis, que lotavam o Santuário, principalmente nas quartas-feiras, por causa das Novenas. Na festa de Nossa Senhora do Carmo em 16 de Julho de 2007, contou com a presença de milhares de fiéis, a reinauguração do Santuário com a presença do então Arcebispo Dom Moacyr José Vitti e de autoridades civis.

A história nunca acaba – Ano de 2021

A obra de evangelização no Santuário de Nossa Senhora do Carmo vai acontecendo através de várias expressões como o dia devocional a Nossa Senhora do Carmo, as quartas-feiras, celebrações Eucaristias, novenário perpétua, celebração do sacramento da reconciliação/confissões, formação na fé em geral, pastorais, movimentos, grupos, caridade social e solidariedade, animação missionária, bíblica-catequética, nas mídias digitais, TV Escapulário e Jornal mensal O Escapulário etc. Importante destacar o grande amor e devoção que os fiéis demonstram diariamente à Virgem Maria, a Senhora do Carmo.

Olhando para o passando, vivendo o presente, podemos dizer que nossa história foi e continua sendo escrita graças a inspiração divina, a devoção popular, a evangelização e o trabalho incansável de padres, leigos e leigas, voluntários, que têm o Santuário do Carmo como lugar onde vivenciam a fé, o amor a Deus misericordioso e providente, experimentando a força e a alegria que emana da Comunidade Eclesial Missionária, a Igreja!

secretaria@carmo.org.br

(41) 3276-1936