Pastoral da Acolhida

Tem como objetivo acolher e orientar os fiéis que vêm ao Santuário para participar das celebrações e outros eventos. Escutar, amar e servir esse é objetivo da acolhida com o nosso Santuário. As voluntárias também auxiliam nas coletas do ofertório e na organização de eventos comemorativos. Pode participar qualquer pessoa disposta a servir com dedicação e carinho os fiéis do Santuário.

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo é formada por um grupo de agentes que prestam serviço à comunidade, auxiliando na preparação de pais e padrinhos ao sacramento do Batismo e na celebração deste sacramento. Qualquer pessoa com disposição para assumir os compromissos pastorais pode ser um agente desta pastoral. A pastoral promove duas formações mensais para preparação de pais e padrinhos para o Batismo de crianças.

Pastoral Catequética

A Pastoral Catequética é responsável por acompanhar crianças, adolescentes, jovens e adultos no caminho mistagógico da fé cristã. Também tem por objetivo preparar os catequizandos para receber os sacramentos, principalmente os sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação). Além de preparar os encontros, os catequistas também atuam em missas e em eventos pastorais diversos.

Quem pode ser Catequista?

Qualquer pessoa – a partir dos 16 anos e tendo completado os sacramentos de Iniciação Cristã – disposta a transmitir a fé católica, disposta a trabalhar com crianças e adolescentes, sendo exemplo de vida cristã e participativa na Igreja, ciente de que o trabalho é voluntário e o mesmo não se restringe aos encontros com os catequizandos.

Pastoral do Dízimo

O dízimo é um sinal de gratidão a Deus por tudo o que dele recebemos. O dízimo não é um imposto, porque ser dizimista é um ato livre, onde cada um pode contribuir de acordo com suas capacidades e disposição de coração. O dízimo não é esmola, porque Deus não necessita de esmola; é, sim, um ato de fé, pois, quando apresentamos a Deus uma pequena parte daquilo que por meio dele recebemos, estamos reconhecendo sua bondade e contribuindo para a continuidade da missão iniciada por Jesus Cristo. Dízimo é, portanto, um sinal de gratidão a Deus. Contribui-se não para querer algo em troca, mas simplesmente pela fé e amor.

De fato, quando acreditamos e amamos a Deus, queremos ver uma comunidade reunida. A comunidade, por sua vez, necessita de uma estrutura física e funcional bem organizada; necessita de uma ação pastoral e missionária com recursos para continuar a anunciar o Reino de Deus.

Por isso, o dízimo abrange três dimensões: a religiosa (manutenção e funcionamento do templo), a social (dimensão da caridade) e missionária (manutenção das ações pastorais-missionárias da comunidade).

A pastoral do dízimo é formada por uma equipe de voluntários comprometidos na evangelização e conscientização dos fiéis sobre o dízimo e sobre as ofertas como meios de manutenção à Igreja a que pertencem.

Aos terceiros domingos de cada mês a pastoral do dízimo realiza o café da partilha, onde todos são convidados a participar.

Qualquer pessoa disposta a se comprometer e servir a comunidade com gratuidade pode também ser um voluntário da pastoral do dízimo.

Pastoral Familiar

É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja de forma organizada e planejada, por meio de agentes pastorais que tem por objetivo a evangelização e a valorização da família cristã. Promove o envolvimento de todos os membros das famílias em atividades de evangelização e participação junto à comunidade do Santuário Nossa Senhora do Carmo, para que sejamos missionários da palavra de Deus a todas as famílias que necessitam de um amparo. Trabalha também em prol da reconstrução da família cristã e na formação de novos casais e instruindo-os à luz do Evangelho. Todos podem participar, tendo em vista que nosso objetivo é abranger todas as famílias, independentemente de sua situação familiar.

Para participar, basta entrar em contato conosco através do e-mail ou telefone, que informaremos de forma mais detalhada nossas atividades, bem como a data da próxima reunião. Os encontros geralmente ocorrem no 2º e 4º sábado de cada mês, às 19h.

Pastoral da Música

A Pastoral da Música tem a missão É a reunião dos ministros de música que compartilham da missão de evangelizar, dedicando-se como instrumentos de transmissão da voz de nosso Senhor para o povo. As reuniões acontecem no segundo sábado de cada mês, às 17h.

Todas as pessoas com conhecimentos musicais que fazem parte de Ministérios de Música, instrumentistas, vocalistas e coralistas podem participar.

Mensageiras das Capelinhas

O Movimento das Capelinhas tem como objetivo evangelizar as famílias pela visita de Maria na Capelinha, propagando a fé em Jesus Cristo pela intercessão de Nossa Senhora. A visita da capelinha também favorece a união fraterna e a oração, especialmente a do terço. É, ainda, um meio eficaz se para conhecer as famílias da comunidade

As mensageiras das capelinhas são as responsáveis por organizar o trajeto das capelinhas e cuidar da sua manutenção. Para ser mensageira ou mensageiro é necessário ter disponibilidade para participar das reuniões do grupo, morar próximo ao Santuário e ser participante da comunidade do Santuário.

Os encontros acontecem todas as segundas terças-feiras de cada mês, às 14h30.

MESCs

A função de distribuir a Sagrada Comunhão é dos ministros ordenados (bispos, padres e diáconos). Devido, porém, às necessidades pastorais, a Igreja prevê que haja leigos com este encargo de auxiliar os ministros ordenados durante as celebrações. Daí o termo “extraordinário”. Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) também têm como função levar a comunhão àqueles que por motivo de saúde não podem se deslocar até a igreja. Eles também têm autorização para realizar celebração de exéquias. Por se tratar de um ministério extraordinário, há um período pré-estabelecido de atuação do ministro, o qual poderá ou não ser renovado.

Para ser um MESC exige-se que a pessoa tenha uma vivência comunitária na paróquia, tenha uma conduta moral de acordo com os princípios cristãos e faça um período de preparação, com formações preparadas pela equipe arquidiocesana dos MESCs. Após este período, a pessoa recebe um mandato do bispo para exercer o ministério.

Grupo Ágape

O Ágape é um grupo jovem que quer conscientizar e ajudar os jovens casais a entenderem que o namoro é um tempo que temos para conhecer um ao outro profundamente: sua história, seus gostos, suas alegrias e tristezas, sua caminhada familiar, sua busca espiritual, seus projetos de vida, seus sucessos e fracassos, seus medos e seus sonhos, suas limitações e tudo que é mais profundo de seu coração.

Nos encontros são discutimos temas que têm como objetivo despertar os casais de namorados, noivos e recém-casados a viverem o relacionamento de forma cristã e responsável. O Grupo também tem como proposta promover o autoconhecimento, fazer conhecer o valor do Sacramento do Matrimônio, fortalecer a fé dos casais em Cristo e mostrar sua vocação para a vida em família.

As reuniões acontecem no primeiro e terceiro sábado do mês. Primeiro sempre na casa de um dos casais e no terceiro sábado, no Santuário do Carmo, iniciando com a missa das 19h.

Todos os casais que se sintam tocados podem participar. Basta ir ao Santuário no dia da reunião e procurar um dos integrantes (sempre com a camiseta do grupo) ou ainda fazer contato por e-mail ou Facebook.

Grupo de Oração

Orientado pela RCC (Renovação Carismática Católica), o Grupo de Oração tem por objetivo levar as pessoas ao encontro com Deus, a crescer na fé e na partilha, além de servir à comunidade.

Os encontros de oração acontecem sempre às segundas-feiras, logo após a missa das 19h, na igreja, e às terças-feiras na Sociedade N. Sra. do Carmo. Aos sábados acontece o grupo de oração jovem, Sociedade N. Sra. do Carmo, às 18h30. Qualquer pessoa pode participar.

O Grupo de Oração realiza também o Retiro de 1º Anúncio, no mês de abril, e o Retiro de Cura e Libertação, no mês de setembro.

Além disso, a cada dois meses é realizada uma vigília. Às quintas-feiras acontece a “Perseverança”, formação sobre os documentos da Igreja. Ainda a nível de formação, ocorre a Escola Paulo Apóstolo, promovido pela RCC, todo terceiro sábado do mês, no salão comunitário.

Formação Bíblica

O grupo tem como objetivo o aprofundamento no conhecimento da Sagrada Escritura. Porém, se busca também o conhecimento do Catecismo, documentos da Igreja, vida dos santos e tudo o que envolve a vida de Igreja.

Os encontros ocorrem às terças-feiras, às 19h30, na sala 1 de catequese.

Movimento de Cursilho de Cristandade

O Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) é um movimento da Igreja Católica fundado em 1948, na Ilha de Palma de Mallorca, Espanha, por jovens da JACE – Juventude da Ação Católica Espanhola. Foi criado com a finalidade de fazer uma preparação espiritual para a grande peregrinação à Santiago de Compostela, a qual reuniria mais de 100 mil jovens. O MCC tem como carisma o anúncio querigmático e vivencial do Evangelho e a evangelização dos ambientes.

Podem participar dos Cursilhos de adultos todos os casais com situação regular junto à Igreja e também as pessoas solteiras ou viúvas acima de 30 anos. Para jovens entre 18 e 30 anos, existem os Cursilhos específicos. Todos os retiros são feitos separados para homens e mulheres.

Movimento de Irmãos

O Movimento de Irmãos é formado por um grupo de casais unidos pelo sacramento do matrimônio, que desejam viver em comunidade fraterna, colaborando na construção do Reino de Deus. Sua atuação dinâmica auxilia a Igreja a formar fiéis conscientes de sua doação à comunidade, sempre orientado pela Igreja Católica Apostólica Romana, através dos seus sacerdotes e bispos.

Podem participar todos os casais casados com o Sacramento do Matrimônio.

Os encontros são realizados no 2º sábado de cada mês e também todas as segundas-feiras para oração do Terço.